Alfaias

Alfaia Litúrgica, é composto pelas seguintes peças: Pala, Corporal, Manustérgio e sanguíeo.

Para que serve as Alfaias Litúrgicas?

As Alfaias litúrgicas, são utilizadas para conter o corpo e o sangue de Cristo, nas celebrações. As alfaias, deve ter simplicidade na qual deve resplandecer toda a Sagrada Liturgia. As alfaias devem ser utilizadas somente dentro das celebrações litúrgicas.

As alfaias são compostas pela Pala, Corporal, Sanguíneo e Manustérgio.

Pala

A palavra pala vem do latim palliare, que significa (cobrir) é um tipo pano quadrado e rígido, que é utilizado para cobrir o cálice durante a celebração Eucarística. A pala pode ser de cor litúrgica ou ser sempre branca. 

Para a Celebração Eucarística, a pala permanece sobre o cálice e é levada ao altar junto deste no momento da Apresentação das Oferendas. Após a imposição do vinho e da água no cálice, este é coberto com a pala. Esta só é retirada antes da epiclese, sendo então recolocada após a Consagração.

Corporal

A palavra corporal vem do latim corporalis, é um pano quadrado, que é dobrado em nove pequenos quadrados, colocado sobre o altar durante a Celebração Eucarística e sobre o qual são colocados o cálice, a patena e as âmbuas.

O corporal é feito de tecido branco e permanece sempre dobrado, a fim de preservar possíveis fragmentos das  Espécies que possam vir a cair. Esta é a sua principal finalidade que é reter possíveis fragmentos das hóstias sagradas que possam vir a cair.

Sanguíneo

O sanguíneo vem do latim sanguinis, que significa sangue é um pano retangular branco que é usado para enxugar o cálice e as âmbulas após a purificação. 

Na Celebração Eucarística, o sanguíneo é colocado sobre o cálice, com suas abas pendentes de um lado e de outro, e levado ao altar junto deste no momento da Apresentação das Oferendas. Durante a Liturgia Eucarística permanece sobre o altar, junto do cálice

Manustérgio

A palavra manustérgio vem do latim manus, mão, e tergere, enxugar) é um tecido branco, utilizado pelo padre para enxugar as mãos após o Lavabo no momento da Apresentação das hóstias.

Na missa, o manustérgio é colocado na credência junto ao conjunto do jarro e bacia. Após a Apresentação das hóstias, é levado pelo acólito ao sacerdote para que, após lavar suas mãos, as enxugue devidamente.

 

Assine nossa Newsletter

Receba informações, promoções e novidades.


Nome

Email